ASTRONOMIA
O surgimento da Astronomia
João Vitor
turma: 312A
A ciência mais antiga é a astronomia. Os homens primitivos começaram a observar os fenômenos que ocorriam à sua volta e tentaram entender não só o movimento do sol no horizonte, mas as fases da lua (nova, minguante, crescente e cheia) que foram notadas por homens pré-históricos.
Os astros eram deuses e símbolos da divindade para os povos antigos, influenciando origem a grupos religiosos, impulsionou também a astrologia (estudo ou conhecimento da suposta influência dos astros no destino e comportamento dos homens). Há muito tempo, o homem percebeu que podia usar as estrelas como guia em suas viagens, a regularidade de ocorrências de vários fenômenos celestes, permitiu-lhe marcar a passagem do tempo. Por isso, o céu vem sendo usado como mapa, calendários e relógio.
Os registros astronômicos mais antigos datam de 3.000 a.c. e se devem aos chineses, babilônicos, assírios e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados para medir a passagem do tempo, para saber qual era a melhor época de plantação e de colheita ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, porque se acreditava que os deuses tinham o poder da boa colheita, sobre a chuva e até mesmo sobre a vida.
A partir da necessidade e da curiosidade intelectual, nasceu uma nova ciência: a Astronomia. Seu objetivo é a observação dos astros, seus movimentos, além de estudos e teorias sobre a origem da vida e evolução na terra.
Fonte: CD-ROM Greika
Fonte: CD-ROM Greika


joazinho
ResponderExcluiramei seu texto!!!
Também adorei! Esse assunto é superinteressante!!! Quero ver mais textos sobre isso neste blog!!!!
ResponderExcluirBjk!