MODA


MODA DOS ANOS 60/70

Por Sâmara, Rayanne
Turma 312C

Ilustração: site hugonoseua.blogspot.com
Os hippies eram parte que se conveciona chamar movimento de contra cultura dos anos 60 tendo relativa popularidade no Brasil somente na decada de 70. O movimento foi encerrado no Brasil entre os anos de 1982 e 1990. 

Uma das frases ideomáticas associada a este movimento foi a famosa frase Paz e Amor que em ingles ''peace and love'' que precedeu a expressão ''Band the Bomb'', a qual critica o uso de armas.

As questões ambietais, a prática do nudismo e a emancipação sexual eram ideias recorrentemente defendidas por estas comunidades.

Os hippies adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ao estilo de vida nômade e a vida em comunhão com a natureza. Negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietnã, bem como todas as guerras. Abraçavam aspectos de religões como o budismo, hinduismo, a religiões das culturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas e totalitárista.

O termo hippie derivou da palavra em ingles hipster, que designava as pessoas nos EUA que se envolviam com a cultura negra. Em 6 setembro de 1965, o termo hippie foi utilizado pela primeira vez, em um jornal de São Francisco.

Com a palavra ''Beat'', Johon Lenon, tranformado em um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, criou o nome de sua banda - The Beatles o que foi um marco nesta época.

Os hippies defendiam o amor livre e a não violencia. O lema ''paz e amor'' sintoniza bem a postura politícados hippies, que constituíram um movimento por direitos civis, igualdade e anti-militarísmo nos moldes da luta de Gandhi e  Martin Luther King.


Comentários

  1. MTO LEGAL,FIZERAM BEM A ORGANIZACAO E O CONTEUDO ESTA DE PARABENS!PARABENS MAIS UMA VEZ PELA CONQUISTA E ESTAMOS AI FAZENDO NOVAS PESQUISAS PARA QUE TDOS SE SATISFACAM COM O BLOG DA NOSSA ESCOLA...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas